DEAN WINCHESTER X DEPRESSÃO

Dean Winchester é um personagem da série de televisão chamada Sobrenatural de 2005 do autor americano Eric Kipke. Juntamente com seu irmão, Sam Winchester, os dois caçam monstros como os seus pais.

Durante a série, o personagem de Dean, demonstra sempre ser um rapaz que brinca e faz piada o tempo todo. Se divide entre caçar criaturas sobrenaturais, bebidas, festas, mulheres e o peso de ser responsável desde criança pelo seu irmão. Ao longo das temporadas começamos a ver uma mudança no personagem, ele começa a demonstrar mais dor e sofrimento. 

Dean e Sam perderam muitos amigos e os pais, oque os levam a trilhar um caminho às vezes solitário. 

Apesar de demonstrar sempre muito força para esconder o que vem sentindo, Dean começa a descrever sentimentos e comportamentos comuns de se observar em quadros depressivos. Em alguns episódios fala o quanto está cansado de lutar, de perder pessoas, fica mais agressivo e aumenta o consumo de bebida alcoólica. 

Durante um episódio fala abertamente sobre cometer suicídio e começa a se despedir das pessoas próximas.

Em uma das cenas mostra ele se olhando no espelho e falando que não gosta do que vê.  Em outro momento, Crowley, personagem da série,  olha para ele e fala "o seu problema é que ninguém te odeia mais do que você mesmo".

A fome; outro personagem conhecido da série; é um cavaleiro descrito na bíblia que quando chega perto de uma cidade, atinge os moradores, causando fome: seja por comida, dinheiro, sexo etc. Quando chega perto de Dean percebe que não atinge por que ele possui um vazio muito grande dentro de si. "Você conta piadas, mente para si mesmo e diz que está bem para seu irmão; mas por dentro está morto"

Podemos também fazer uma analogia da descrição dele de quando foi para o inferno com os sentimentos que as pessoas que passam por depressão descreve.

Dean conta que gritava muito por socorro enquanto era torturado, mas ninguém aparecia. Sentia uma dor enorme física e mental, até que em um momento não queria sentir mais nada. 

Vemos o desespero, a sensação de não querer viver mais só para acabar com a dor.  A Tortura que muitas vezes é causada pela própria mente. 

Dean é um personagem muito interessante de ser analisado, pois passou por muitas perdas durante sua vida. Além de ter a responsabilidade mesmo quando era criança de cuidar do irmão mais novo, enquanto o pai saia para caçar. Ele fala sobre isso e descreve como nunca foi uma criança, pois teve que ser irmão e pai ao mesmo tempo. 

Perdeu os pais, os amigos, perdeu a si, a infância. O seu Eu ficou totalmente fragilizado e cercado de dor.  Oque vemos muito na clínica com paciente depressivos; cansaço mental e apatia pela vida. Muitos como Dean, com um passado cheio de traumas e perdas, uma vida com muitas batalhas. Assim, como o personagem, muitas vezes os sentimentos vêm silencioso e quando percebemos já estamos cansados de tanto lutar. Lutar contra os próprios sentimentos e a mente.


Beatriz Rodrigues - CRP 06/177121 - Psicóloga Clínica

Agenda aberta para atendimento online!!

WhatsApp (11) 96605-7865